Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Institucional

Publicado: Quarta, 01 de Agosto de 2018, 23h08 | Última atualização em Sexta, 07 de Dezembro de 2018, 20h06

Pareci Novo é um Município localizado no Vale do Caí, distante 63Km da Capital Porto Alegre, tem uma população aproximada de 3.511 habitantes, segundo dados do IBGE. Apresenta uma área de 57 Km². Tem sua etnia predominantemente Alemã. Gentílico é pareciense.

 

 

  

Fazenda Pareci, Seminário Jesuítico e índios Parecys e colonização alemã foram importantes para a formação do Município

História

 

Nos idos de 1800 o Estado era dividido em grandes fazendas. Não foi diferente na região. As terras que formariam mais tarde as primeiras floriculturas pertenciam à Fazenda Pareci.

A Fazenda dividia-se pela parte oeste com Francisco Ivo e pelo leste com Sargento José d’Azevedo, e o Tenente Coronel Manuel Alves Guimarães, e pelo norte o Arroio da Cadea. Estas terras situavam-se então, entre Maratá e São Sebastião do Caí, em ambos os lados do Arroio São Salvador e tinham uma extensão de 3 a 4 léguas quadradas.

 

O nome Pareci vem de um índio do Mato Grosso que mudou-se para a região quando tinha entre 9 e 10 anos e era descendente das tribos dos Parecis. Apesar disso, a maioria da população é de origem alemã, da cidade de Hamburgo, na Alemanha.

Em 20 de março de 1992 foi sancionada a Lei nº 9620/92 pelo Exmo. Senhor Governador do Estado Dr. Alceu Collares.

O prédio do Seminário Jesuíta foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural do RS em 2003.

Junto ao Seminário está a Gruta do Silêncio, composta por um altar talhado em pedra grés e com acesso através de uma escadaria com 101 degraus.

Ainda no centro da cidade, a Igreja de São José, construída no início do século passado, chama a atenção por sua imponência e beleza.

     

 

 

Economia de Pareci Novo

 

  • As informações sobre a Agropecuária, Agricultura e Outros Dados Econômicos estão disponíveis no link abaixo. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e também no site da Fundação de Estatística e Economia (FEE).

    Clique aqui para ver os dados economicos

   

Símbolos Municipais, Brazão e Hino, que representa as belezas naturais do lugar, traduzida na canção do hino municipal. 

 

Os símbolos municipais são o brasão e o hino:

 O Brasão na forma escolhida, que determina o formato em estilo Português donde se origina o principio da Heráldica Brasileira, traz na destra um sol em Jalne com um formato representativo de um cocar indígena existente na coroa que encima a cabeça de um Santo esculpido em madeira preta, numa homenagem do escultor jesuíta a tribo que habitava a região, que empresta seu nome ao Município, Índios Parecis;

As flores esculpidas no cocar, nos idos de 1880, já prenunciavam a vocação da Comunidade, a predileção por flores, que sem duvida num futuro próximo será conhecida como: “A cidade das flores”;

Na faixa as montanhas em sinopla, representa aspecto topográfico da região onde se encontra o “Morro dos Padres” local de passeios, abertos à visitação pública;

Na sinistra o campo em sinopla, representa o verde, as lavouras de onde se extraem as mudas cítricas e das flores exportadas para toto o territótio nacional;

O triângulo em Blau representa a trindade, os elementos terra, fogo, água, Pai, Filho e Espírito Santo, como um referencial da religiosidade do povo.

A flor com o cítrico no formato da letra “P”, foi o símbolo da campanha da Emancipação do Município de Pareci Novo;

Os suportes representam parte da produção do Município, flores, folhagens e cítricos, o listel representa a proteção, a justiça.

A coroa murada representa os três poderes constituídos no Município, o legislativo, o executivo e o judiciário e a terceira grandeza, ou seja, Município sede; o formato em pedras irregulares é uma alusão às construções ainda existentes desde os tempos dos jesuítas.


Hino de Pareci Novo

Imigrantes de longe vieram

Para a margem do Rio Caí,

Rico Povoado instalaram

Sob o nome de Pareci.

A fé e o trabalho legaram

Junto aos Índios Parecis,

Tradições heróicas juntaram

As idéias e mãos viris.

Pareci em teu seio abrigas

O ontem e o hoje com razão,

A bandeira ostenta nas brisas

Tua história que está no brasão.

Sejas sempre assim altaneiro

Povo honesto e lutador,

E o futuro será com certeza

De grandeza e real valor.

 

 

Fim do conteúdo da página